« Quem foi o Gustave Bönickhausen ? »
Em 1924 a França perdia um dos seus mais ilustres filhos – Gustave Bönickhausen…
Este nome provavelmente não significa nada para você. Entretanto foi um homem que o mundo todo conhece e admira : este senhor assinava timidamente suas obras com o pseudônimo de GUSTAVE EIFFEL !
O fato é que o nome Eiffel foi adicionado por um antepassado de origem alemã, cansado que os francêses fossem incapazes de pronunciar seu nome.
Gustave Bönickhausen, dito Eiffel, nasceu no dia 15 de dezembro de 1832, em uma família com boa situação. Seu pai era Oficial Militar e sua mãe uma grande negociadora.
Brilhante em seus estudos, ele pôde ser admitido na Escola Politécnica, mas finalmente optou pela não menos famosa Escola Central de Arte e Manufatura de Paris, onde obteve seu diploma de engenheiro.
Sua primeira estrutura metálica, uma ponte, foi construída aos seus 26 anos, e a técnica que ele desenvolveu lançou sua carreira e fez dele um dos mais ilustres francêses.
Hoje em dia ele é mundialmente conhecido pela famosa Torre Eiffel – emblema de Paris mas também da França. Mas poucos sabem que ele também participou à construção da Estátua da Liberdade, que ele projetou a estação de trem de Budapeste, o Viaduto Maria Pia em Portugal, e diversas outras pontes, viadutos e construções metálicas nos 5 continentes !!!
Quer saber mais sobre ilustres fancêses ? Que tal falar a propósito durante aulas particulares de francês ?