« Le Fromâge : O Queijo »
Para os francêses a Gastronomia é uma ciência que merece respeito, e não se fala de gastronomia francêsa sem falar dos queijos francêses !
Mais de 500 queijos (350 a 400 tipos diferentes) são fabricados na França, registrados e possuem selo de qualificação, o que representa mais de um queijo diferente por dia e quase um diferente por refeição !
O queijo faz parte da França e é até citado por grandes homens políticos como o General de Gaulle ou Winston Churchill quando falam do país e de seu povo.
Então, na mesa do francês o queijo tem lugar de honra, presente em todas as principais refeições, após os pratos quentes, em geral junto com a salada e antes da sobremesa, quase sempre acompanhado de baguette e manteiga.
Em geral uma família francêsa tem entre 3 e 5 variedades diferentes de queijo em sua geladeira, queijo fundido para as crianças (Vache Qui Rit), pasteurizado para beliscar (Gruyère), e o mais comum : o Camembert, feito com leite cru de vaca, tem caráter e um sabor relativamente suave. Os francêses o preferem em geral « maduro », quando seu centro começa a amolecer.
Não é raro de se encontrar nos supermercados prateleiras refrigeradas inteiras dedicadas aos queijos, e até balcões especialisados (como no Brasil para as carnes…) com atendentes formados à venda de queijos.
Quer saber mais ? E se a gente falasse em francês durante suas aulas de francês ?