Paris

Paris é reconhecida mundialmente como sendo a capital da moda, da cultura, do turismo e da gastronomia… mas de onde vem seu nome ? Qual é sua história ?

Paris deve seu nome aos Parisii, um povo gaulês de origem russa que habitava a região antes da chegada dos romanos. Após conquistá-los, os romanos rebatizaram seu assentamento como Lutetia Parisiorum.
Ao longo do século IX, essa denominação aos poucos deu lugar ao nome atual. Os Parisii também emprestaram seu nome a algumas outras vilas da região, tais como Villeparisis, Cormeilles-en-Parisis, e Fontenay-en-Parisis.

Pouco se sabe sobre a história de Paris anterior à ocupação romana, mas é certo que a região tem sido habitada desde tempos pré-históricos. A tribo celta dos Parisii controlava o território até que foi anexado ao Império Romano, durante o qual a cidade continuou modesta e obscura, ofuscada pela grande capital da Gália, Lugdunum (atual cidade de Lyon).

Após a conquista da Gália pelos francos, isso começa a mudar, quando Paris foi escolhida como a nova capital do rei Clóvis I. Sua posição privilegiada no centro de uma região fértil cruzada por rotas comerciais fez dela a mais rica e mais populosa cidade europeia. Com a vinda do Renascimento e com o estabelecimento definitivo de Paris como sede do poder real, floresceram as artes, as letras, a música, e a arquitetura.

Após as execuções e depredações da Revolução Francesa, ela emergiu cheia de problemas sociais e de revoltas populares. Foi somente a partir de meados do século XIX, quando o Barão Georges Eugène Haussmann entrepreendeu de renová-la, que a cidade medieval se transformou na Paris aberta à modernidade, de esgoto tratado, parques públicos, e largas avenidas que hoje se conhece.

Seu retorno como centro de cultura, ciência, e moda foi interrompido pela Primeira Guerra Mundial. Apesar da vitória, as décadas seguintes trouxeram consigo instabilidade econômica e política até culminar, em 1940, com a sua conquista por tropas alemãs.

Com o término da Segunda Guerra Mundial, Paris retomou sua liberdade, e desde então, todo ano uma multidão de turistas não deixa de visitá-la, fazendo da capital francêsa a cidade mais visitada do Mundo.

Hoje em dia, a estrutura de Paris é baseada em 20 « arrondissements » (divisão territorial administrativa da cidade, equivalente à bairros ou distritos). Ela forma uma espécie de caracol e sua numeração segue uma cronologia histórica: o primeiro arrondisement é onde fica a Île de la Cité, passando pelo Louvre e o Jardim des Tuilleries. O segundo é um prolongamento do primeiro e assim por diante até o vigésimo, sendo que os de numeração mais alta foram, um dia, povoados afastados.
Bairros outrora longínquos e bucólicos estão hoje integrados a Paris e em alguns pontos descaracterizados. A grande Tour Montparnasse, um prédio alto tão fora da realidade da cidade que, segundo os franceses, é do cimo dele que se obtém as melhores fotos de Paris. Por que? Porque assim é garantido que a Tour não vai aparecer sobre a imagem. 🙂

Quer saber mais sobre a Paris, confira a nossa sessão « Você Sabia ? » … e inscrêva-se nas nossas aulas !